10/10/2006

4ª parte

enquanto as madeiras menores estavam secando, aproveitei o tempo para preparar as maiores (que seriam 5 exemplares). após diversas tentativas frustradas de renderizar a imagem (que tinha 1,60 m de altura por 1,40 m de largura), consegui dividir a árvore em dezoito folhas A3. como não vendiam folhas A3 de papel reciclato, pedi para que o dono cortasse para mim, fazendo por um bom preço (R$ 0,20 cada folha) e em seguida negociei com uma gráfica rápida as impressões que totalizaram 90 cópias, uma dor no coração...

passei algumas horas em casa refilando e unindo as folhas, o primeiro exemplar não ficou muito bom porque uni todas as folhas e no momento de colar na madeira ela não ficou lisa. assim, as demais árvores foram preparadas em faixas de 4 folhas e depois coladas sequencialmente.


papelada sobre a base


faixas


secando!


detalhe

novamente numa manhã de sábado solitário na oficina, com a ajuda do antônio (sofremos para cortar as placas de madeira...) e less than jake tocando.
o projeto:

despercepções faz parte do projeto de graduação interdisciplinar do curso de design gráfico no centro universitário belas artes de são paulo. a proposta de intervenção urbana visa um diálogo entre o tema e a proposta gráfica, onde o espaço urbano é o melhor suporte para a aplicação de um projeto de street art no campo de instalações urbanas.

o nome:

o nome despercepções faz uma alusão ao fato das pessoas pouco notarem a vegetação urbana ao seu redor, onde mesmo a preocupação do governo (?) em preservar o meio ambiente não é suficiente para que o cidadão perceba a sua presença e os benefícios que pode proporcionar.

os conceitos:

efêmero, interferente, subversivo, inusitado e invasivo. conceitos ligados aos projetos da street art por natureza, buscando intervir o meio urbano através da expressão artística das ruas, havendo uma relação direta entre ambos onde a arte urbana utiliza a cidade como suporte.

o autor:

linus oura tem 21 anos e atua como designer gráfico. reside na cidade de são paulo e simpatiza com o caos do ambiente urbano que o cerca, servindo de inspiração para seus projetos e viagens.
. contato

street art links:

. artbr
. base-v
. bomit
. stencil revolution
. street stickers
. streetsy
. urban installation
. wooster collective

. choque cultural
. fortes vilaça
. grafiteria

arquivos:

Outubro 2006 Novembro 2006